Como é a rotina em uma agência de publicidade?

Como é a rotina em uma agência de publicidade?

Existem diversos locais em que os publicitários podem trabalhar, dentre os mais comuns seria a agência de marketing. Conheça como é a rotina em uma agência de publicidade.

como é a rotina em uma agência de publicidade

Trabalhar na área de marketing e publicidade sempre vai apresentar diversos desafios de uma maneira constante, afinal, a tecnologia está sempre se renovando junto com os mais diversos  dispositivos digitais, a atualização sobre essa nova era deve ser constante. Dos mais diversos locais em que o profissional de marketing pode trabalhar, existe a agência de publicidade que seria o lugar mais comum de trabalhar. Onde você conhece diversos profissionais repletos de ideias criativas, O nosso trabalho se baseia em  diversos processos para o desenvolvimento e a execução de campanhas publicitárias que trabalham na comunicação com o público alvo a mensagem que o cliente deseja de forma eficiente e eficaz .

Com base nesse pensamento, queremos mostrar um pouco mais sobre essa realidade no nosso dia-dia, o artigo de hoje irá apresentar a rotina em uma agência de publicidade e como é o nosso dia-dia, além de alguns trabalhos que, geralmente, são feitos por lá. Acompanhe conosco e descubra mais sobre esse ambiente de trabalho.

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O dia-dia em cada departamento

As agências de publicidade são responsáveis pela criação, desenvolvimento e execução de campanhas publicitárias, identidades visuais, identidades de marcas, dentre outros serviços. Para que esse trabalho ocorra, vários setores interagem com a finalidade de reunir ideias e executar tarefas. Em um modelo tradicional de agência as áreas envolvidas nesses processos são:

Atendimento

O departamento de atendimento tem a responsabilidade de fazer a ponte entre a agência e o cliente. Através dele as demandas são repassadas após serem geradas pelo cliente. Uma das mais importantes funções, inclui a coleta do briefing (documento que reúne as informações necessárias para desenvolvimento da demanda), seleção das áreas que vão se envolver com aquela demanda, acompanhamento, aprovação interna da demanda e aprovação externa com o cliente.

Planejamento

O departamento de planejamento tem a responsabilidade de realizar o desenvolvimento de estratégias que envolvem a demanda. Em sua rotina de trabalho são realizadas pesquisas para complementar dados do briefing e fundamentar suas estratégias, elaboração de ações, sugestão de peças a serem trabalhadas para aquela campanha, definição de conceito de campanha e elaboração de cronogramas de acompanhamento.

Tráfego

É o departamento que tem a responsabilidade de separar as demandas para os seus respectivos departamentos. É comum em agências menores que esse serviço seja feito pelo próprio atendimento, mas em agências de porte médio e grande existe um profissional exclusivo para essa função. Entre suas atividades diárias está a divisão de tarefas para as equipes envolvidas no projeto, acompanhamento das demandas e criação de pautas para cada área.

Criação

É o departamento responsável pelo desenvolvimento de layouts e desenvolvimento no design gráfico de um conteúdo (job). Os criativos são os responsáveis por dar vida à campanha e por transformar todos os dados do briefing em peças publicitárias que transmitam, da melhor forma possível, a mensagem do cliente. Diariamente, os criativos realizam tarefas como a criação de peças publicitárias, criação de logotipos, desenvolvimento de identidade da marca, criação de embalagem de produtos e desenvolvimento de peças para meios digitais.

Redação

O departamento de redação realiza o seu trabalho em conjunto com o departamento de criação e desenvolvendo textos para as peças, revisando conteúdos, pesquisando palavras-chave relevantes para uso em seus textos e contribuindo para que a peça desenvolvida pela criação comunique da forma correta.

Digital

O departamento do marketing digital possui diversos profissionais que trabalham em prol de desenvolver peças, textos e estratégias digitais. Algumas das tarefas diárias desses profissionais envolve o acompanhamento e atualização de mídias sociais de clientes, pesquisas por palavras-chave, acompanhamento de Google Analytics e outras ferramentas de métricas, além da realização de campanhas de Google Adwords.

Mídia

O departamento de mídia tem a responsabilidade de alinhar as estratégias de campanha às mídias das quais serão veiculadas. Na rotina desse profissional constam atividades como pesquisas, negociação com veículos de propaganda, definição e elaboração de planejamento de mídia.

Brainstorm de idéias

Dentro de uma agência de publicidade existe um momento em que é necessário reunir os departamentos para trabalhar na discussão de idéias para as campanhas e para o desenvolvimento dos jobs. Esse processo é chamado de Brainstorm. A realização dessa prática é muito importante, independente do tamanho da demanda. As ideias que um processo de Brainstorm pode trazer influenciam desde a criação de uma papelaria até a elaboração de uma campanha de lançamento de produto. Trabalhar com diferentes visões sobre um mesmo assunto permite a abertura de possibilidades e essa etapa visa exatamente isso.

Desenvolvimento dos jobs

Tendo como base a rotina e o dia-dia de cada departamento dentro de uma agência de publicidade, vamos abordar alguns trabalhos que são rotineiros para os profissionais de marketing e comunicação . Apesar disso, separamos algumas que são mais comuns e que, com certeza, você irá trabalhar algum dia com ela:
• Criação de campanha publicitária;
• Criação de manual de marca;
• Criação de anúncios para revistas, jornais e televisão;
• Elaboração de conteúdo para campanhas;
• Desenvolvimento de planos de comunicação;
• Produção de textos para rádio;

• Produção de vídeos para campanhas digitais ou em TV;
• Criação de logotipos;
• Elaboração de concursos e eventos.

A Proatividade e a versatilidade na rotina

O desenvolvimento e o trabalho de uma agência de publicidade, mostra uma grande variedade na parte de criação de conteúdos, desenvolvimento de campanhas e posicionamento de marcas. Apesar de muitas agências determinarem um número de clientes para cada equipe de profissionais, as demandas sempre variam muito, fazendo que cada campanha tenha sua particularidade. O segredo dos publicitários para lidar com essa variedade é a proatividade e a versatilidade.

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